terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jornal O Imparcial destaca:


Reflexão!


Mesa-tenista: Deus Nunca Erra

 Um rei que não acreditava na bondade de DEUS tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: "Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!" Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão. Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: "Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo." O servo apenas respondeu: "Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!" Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo . Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: Ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses. Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu -o muito afetuosamente. "Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?" "Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito."
·         Às vezes não entendemos o que Deus nos faz e os caminhos que ele nos prepara, mas tenha certeza que sempre será para o nosso bem. 

Curso de Recreação


Tênis de Mesa Prudente: Título da Liga 2012 na Revista Destaque News


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Professora Nair Azevedo também anuncia seu afastamento do Tênis de Mesa.

   Professora Nair e alunos vice-campeões do Campeonato Escolar 2012 em Ourinhos

O mês de fevereiro de 2013 sempre será lembrado por todos os mesatenistas de Presidente Prudente, isso porque 15 dias após o anuncio do Técnico Renato Gouvea de deixar o comando das equipes de Tênis de Mesa da SEMEPP, agora foi à vez da professora de Tênis de Mesa do CIDADESCOLA Nair Azevedo, anunciar que também deixará o trabalho realizado junto à modalidade na Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente. A professora Nair Correia Salgado de Azevedo, é formada em Educação Física pela Unesp e começou no tênis de mesa em 2002, na época o projeto se chamava “Dominando a bolinha” sob a coordenação dos professores Emerson Silva e Renato Gouvea. “O projeto era desenvolvido na Rede Municipal de Educação, mas poucas escolas tinham o ensino do tênis de mesa em Prudente, conhecendo o trabalho percebi que as crianças se interessavam pelo esporte, então resolvi tentar implantar na escola em que eu lecionava, a EM. Rosy Brandão, no Parque São Matheus. Na mesma época comecei a me interessar também pela Educação Física Escolar e pensei que tênis de mesa na escola e Educação Física combinavam muito”, enfatizou Nair.
Conforme a professora Nair o projeto de Tênis de Mesa na Escola é um sucesso, bastava observar a alegria que as crianças sentem ao aprender a modalidade. Afinal, acabar com a hegemonia do futebol não é tarefa fácil, não que eu não goste do futebol, pelo contrário, mas ver as crianças se interessando por um esporte que não é considerado tão popular é o mesmo que conseguir fazer com que as crianças se interessem por conteúdos considerados “difíceis”.
Outra coisa positiva foi às saídas com as crianças da escola, para torneios em Prudente, Adamantina e Ourinhos.  Tanto lá no início quanto agora, nos últimos tempos, levar as crianças para competir em cidades da região, ver que os pais confiavam em mim e que as crianças gostavam muito, mesmo sem ganhar prêmios, isso valeu muito à pena.  No ano passado fomos vice-campeões no Campeonato Escolar Regional, disputado no município de Ourinhos.
Não penso que estou deixando o tênis de mesa. Será um tempo de preparo para outras coisas sobre o tênis de mesa que virão daqui uns tempos. Sonho em entrar na docência superior e quando isso acontecer pretendo realizar estudos acadêmicos sobre o tênis de mesa na escola. Até agora não sei se há (pode ser que exista, mas ainda desconheço) alguma Universidade que estude o tênis de mesa como recurso pedagógico na escola, bem do ponto de vista lúdico. Existem programas que analisam o tênis de mesa do ponto de vista desportivo, fisiológico e até psicológico, mas sobre os benefícios em crianças na escola, qual o impacto que o tênis de mesa causa na aprendizagem das crianças. Futuramente quero ter um grupo de estudos, orientar futuros professores de Educação Física nesse sentido”. Cabe ressaltar que a professora Nair Azevedo já terminou o mestrado e se encaminha para o seu doutorado.
Apesar dos planos na universidade a docente declara: “Claro que fica um nó na garganta, pois entre os melhores momentos que tive como professora na rede municipal, estão os relacionados ao tênis de mesa. Mas essa é a vida do professor: semear para colher numa época que não sabemos qual será. A vida é assim e em alguns momentos temos que preparar outros para nos substituir porque precisamos trilhar novos caminhos. Mas serei eternamente grata ao tênis de mesa e ficarei muito feliz em ver meu trabalho continuando porque as crianças merecem isso.
Agradeço também as pessoas que me incentivaram, entre eles os professores Emerson Silva e o professor Renato Gouvea. Mas tem uma pessoa em especial que foi muito importante principalmente no início, que foi uma diretora que tive lá na escola Rosy Brandão, a dona Ermelinda Trintim Vila Real. Ela me incentivava todos os dias, percebia um potencial em mim que nem eu sabia que tinha. São coisas de gente experiente, de gente que percebe as coisas. Devo muito do que sou como profissional a ela. Embora eu tenha tido muitos percalços no caminho, como falta de reconhecimento, perseguição e até desprezo por parte de algumas pessoas, que não viam o tênis de mesa como importante na área pedagógica, sempre me lembrava dela e das coisas que aprendi quando trabalhamos juntas.
Outras pessoas também foram importantes, como os meus professores da faculdade, minha família, meu marido e principalmente as crianças. Uma coisa é certa o Tênis de Mesa Prudente perde dois excelentes profissionais que sempre trabalharam muito em prol da modalidade.

Profª Nair durante aula na EM Rosana Negrão Freitas Santos no Mare Mansa

A diretora Ermelinda Trintim Vila Real e a professora Nair com alunos da EM Rosy Odetty Roriz Brandão

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Confira o resultado da nossa enquete!

QUAL O MELHOR DIA PARA A REALIZAÇÃO DAS ETAPAS DA LIGA REGIONAL DE TÊNIS DE MESA EM 2013?

 

59 % a grande maioria prefere transferir para sábado as etapas

41% concordam em manter as etapas aos domingos.

 

 Agora responda abaixo a nossa nova enquête:

Você acha que a hegemonia da China no Tênis de Mesa pode tirar a modalidade dos Jogos Olímpicos?

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Hegemonia chinesa atrapalha tênis de mesa, que pode deixar Jogos.

                                Zhang Jike, medalhista de ouro em Londres

Para evitar a saída do esporte do programa olímpico, país investe em divulgação no Oriente Médio e no carisma dos atletas.

Por SporTV.com Pequim, China.  

A tradição da China no tênis de mesa é incontestável. Nas duas últimas Olimpíadas, os chineses conquistaram todas as medalhas de ouro possíveis. O esporte é muito popular no país, que tem quadras lotadas de futuros atletas ou de pessoas que procuram apenas se divertir. Tudo isso ajuda o país a ser uma potência olímpica na modalidade. Porém, tanto tempo de hegemonia pode estar desmotivando as pessoas do mundo todo e da própria China a praticar o esporte como competição, na opinião do treinador da seleção masculina. O país sofre hoje com o rumor de que o esporte pode até deixar o programa olímpico. Diante desse temor, a Federação chinesa decidiu agir. O primeiro passo foi aceitar um acordo de patrocínio para promover o 'pingue-pongue' no Oriente Médio, como explica o treinador da seleção masculina de tênis de mesa da China, Liu Guoliang.
- Dubai escolheu patrocinar o time chinês de tênis de mesa pelo status desse esporte no país e pelas conquistas da China. Isso também mostra que há preocupações de outros países com relação ao tênis de mesa chinês. Se a modalidade puder ser mais popular internacionalmente, isso vai reforçar sua importância como esporte olímpico – disse.
A outra ação é mais original. Para aproximar os atletas da maioria do público, foi aberta uma votação nos principais sites do país para que os fãs pudessem escolher seus três mesa-tenistas preferidos. A enquete durou duas semanas, e a regra estabelecia apenas um voto por atleta. O resultado não é apenas simbólico, para fazer bem ao ego dos jogadores. Os eleitos ganharam vaga na fase final da seletiva que vai definir a seleção da China, no próximo mundial da categoria. Esse campeonato pode ser considerado o mais forte do mundo, diante do altíssimo nível dos competidores.
O publico aprovou a iniciativa, mas o atual campeão olímpico, não. Zhang Jike chegou a liderar no início, mas acabou fora da lista. Como o atual número um do ranking também não foi eleito, o resultado pareceu estranho e depois da contagem, dois dos vencedores admitiram que fizeram campanha para pedir mais votos.
Enquanto torcem para o Comitê Olímpico Internacional manter o tênis de mesa como um esporte olímpico, a vida dos atletas chineses ficou ainda mais difícil. Não basta mais ser o melhor, é preciso também ter carisma. 
Blog Tênis de Mesa Prudente: Deixar de ser modalidade olímpica, certamente será um desastre para a modalidade... vamos torcer para que isso não aconteça jamais. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Liga Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa



 A Liga Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa, estuda a possibilidade de realizar uma reunião técnica ainda este mês. O objetivo do encontro é acertar algumas pendências da temporada 2012 e realizar ajustes no regulamento para a temporada 2013.
Ainda não ficou definido onde e quando a reunião vai acontecer o certo é que deve contar com os dirigentes da Liga e técnicos das equipes participantes. Também vão estar no encontro os professores Renato Gouvea (ex-técnico de Presidente Prudente e vice-presidente da Liga) e o professor Henrique Fumis (ex-técnico de Osvaldo Cruz e colaborador técnico da Liga).  Fontes não oficiais cogitam que o município de Tupã é o indicado para receber essa reunião técnica em virtude de sua localização geográfica. Se efetivando, essa será a primeira vez que é realizada uma reunião técnica antes do início da temporada. 


ATUAL DIRETORIA 

 

PRESIDENTE

Prof. Isaque Augusto

VICE-PRESIDENTE

Prof. Renato Gouvea

1°TESOUREIRO

Prof. Abel Ribeiro

2° TESOUREIRO

Profª.  Nair Azevedo


Federação: Torneio Início 2013 será em Santos.


Ginásio do SESC - Unidade Santos / SP. 

TORNEIO INÍCIO FPTM / CIDADE DE SANTOS

Data e LocalData: 02 e 03/03/2013
Local: SESC/SP – Unidade Santos
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136
Bairro: Aparecida
Cidade: Santos/SP
Referência: Canal “5”

Categorias e Limites de idade
Pré-Mirim: Até 11 anos (Masc/Fem)
Mirim: Até 13 anos (Masc/Fem)
Infantil: Até 15 anos (Masc/Fem)
Juvenil: Até 18 anos (Masc/Fem)
Juventude: Até 21 anos (Masc/Fem)
Geral: Idade Livre (Masc/Fem)
Pré-Sênior: Idade mínima de 30 anos
Lady: Idade mínima de 35 anos
Sênior: Idade mínima de 40 anos
Veterano: Idade mínima de 50 anos
Veterano + 60 anos: Idade mínima de 60 anos
Obs: Para todas as categorias o atleta deverá já ter completado ou a completar até 31/12/2013.

Inscrições
Poderão ser feitas pessoalmente na sede da Federação Paulista de Tênis de Mesa, bem como através do FAX: (11) 3862-9623 ou via e-mail: adm@fptm.com.br - e serão encerradas no dia 25/02/2013 (segunda-feira), às 17:00 horas.

Premiação
Serão oferecidas medalhas para o 1º, 2º e os dois 3º colocados em todas as categorias e Troféu Eficiência para o clube campeão, vice-campeão e terceiro colocado na contagem geral de pontos, na competição.

Anuidade
Lembramos aos participantes que, todos os atletas e clubes deverão está quites com o recolhimento da anuidade da Federação Paulista de Tênis de Mesa, bem como cadastrados e pagos a TRA junto a CBTM para temporada 2013.

Realização
Federação Paulista de Tênis de Mesa

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tome nota!



Em virtude do grande número de indagações sobre a continuidade das aulas gratuitas da modalidade de Tênis de Mesa (Escolinha e Treinamento) o professor Renato Gouvea, orienta os mesmos a entrar em contato com a SEMEPP (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) pelos fones (18) 3222-4021 ou 3222-4125, para obterem maiores informações.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O técnico Renato Gouvea anunciou nesta sexta-feira sua saída no comando do Tênis de Mesa em Presidente Prudente.



Renato Gouvea com o filho Gabriel e o amigo Hugo Hoyama

O técnico de Tênis de Mesa das equipes de competição e das escolinhas de formação desportiva da SEMEPP, o professor Renato Gouvea, anunciou hoje aos atletas que deixa o comando da modalidade em Presidente Prudente. Foram mais de 10 anos de muito trabalho a frente da modalidade, repleto de muitas conquistas e momentos inesquecíveis. Nesta longa trajetória, o professor Renato Gouvea fez história ao receber diversos prêmios, os quais ressaltaram congratulações e homenagens da Câmara Municipal, Polícia Militar (PROERD), Fundo Social de Solidariedade, SEMEPP, TV Prudente-Tênis Clube e a graduação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) sendo diplomado técnico internacional nível I. Outro feito do treinador foi realizar pela primeira vez em Presidente Prudente uma etapa do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa, evento oficial da Federação Paulista de Tênis de Mesa, essa etapa de Presidente Prudente é considerada até hoje uma das melhores e mais bem organizadas etapas da Federação. Renato também conseguiu junto a Federação Paulista um curso para a formação de árbitro de Tênis de Mesa em Presidente Prudente.  Entre as conquistas, o técnico prudentino destacou o título dos Jogos Regionais de 2007 em Osvaldo Cruz o qual ele relembra emocionado: “Estávamos perdendo e a equipe de Marília praticamente já comemorava o título, quando conseguimos uma virada histórica, me lembro que todos os atletas das demais cidades em certo momento da partida torciam por Prudente e ao final comemoram junto com a gente, nunca tinha visto aquilo e até hoje não vi ou vivenciei outro momento deste dentro do esporte”. Outro fato marcante foi o titulo dos Jogos Regionais de 2011 em Prudente, em que Renato relata também com muita emoção “fui campeão com a equipe feminina e depois com o masculino, foi algo inexplicável comemorar com todos os amigos e familiares, além de vencer em casa com todo o apoio da população prudentina”. O professor Renato Gouvea ainda tem em seu currículo de técnico a hegemonia da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude e um aproveitamento de praticamente 100% nos Jogos Regionais do Idoso. Além de participações em Jogos Abertos, no Campeonato Brasileiro Intercolonial, no Paulista e nos mais diversos torneios da modalidade em nível estadual e nacional. No ano passado Presidente Prudente também foi campeã da Liga Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa, abrindo uma diferença histórica de 6.210 pontos para a equipe vice-campeã. Em sua trajetória, Renato conheceu grandes nomes do esporte, e alguns destes a convite do mesmo estiveram em Prudente; entre eles Marcos Yamada, Medina e o experiente Hugo Hoyama. Em toda a carreira a frente do Tênis de Mesa Prudente, Renato foi destaque em diversos jornais, na Revista TT Player, nas mídias digitais, em emissoras de rádio e televisão das quais as quatro maiores do país TV Bandeirantes, TV Record, SBT e TV Globo. Com relação à imprensa, ele comenta “um dos fatos que me marcou foi à divulgação da minha foto no site da UOL, na oportunidade estava atuando na arbitragem dos Jogos Abertos do Interior 2005 em Botucatu e a minha decisão de desclassificar um atleta repercutiu na imprensa esportiva nacional. Neste ano também tive o prazer de arbitrar a partida entre Hugo Hoyama e o cubano Francisco Paco Arado. Nestes muitos anos de tênis de mesa foram tantos os acontecimentos que fica difícil expor tudo neste momento. Só espero que o espaço público que conquistamos por meio do prefeito Tupã, esteja sempre a disposição dos mesatenistas”.  Portanto, Renato aproveita a oportunidade para agradecer “ eu agradeço a todos os amigos da Secretaria Municipal de Esportes (SEMEPP), aos meus atletas e ex-atletas, meus alunos do Bethel e do PAF, aos patrocinadores, aos amigos do tênis de mesa de todo o Brasil e do exterior, ao meu mestre e amigo Emerson Silva e a minha família que durante todos esses anos esteve ao meu lado nas derrotas e nas vitórias, e em especial o meu filho Gabriel e a minha esposa a professora Adriana Teixeira Gouvea. Deixo neste momento o tênis de mesa com a certeza de ter cumprido a minha missão e com a convicção que a Tute, a nossa secretaria de esportes vai dar continuidade a esse trabalho que realizei de maneira incansável e inefável”. 

 O professor Renato Gouvea comemora o título de 2012 com o filho Gabriel e a esposa Adriana.



Nikkei News!


    Renato Gouvea e Dr. Yassuda na edição de Janeiro (2013) do Nikkei News.

Semepp está com inscrições abertas para Escolinhas de Formação Desportiva

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013

A Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp) informa que está com inscrições abertas para várias modalidades do Projeto Escola de Formação Desportiva. O curso é inteiramente gratuito e é destinado para alunos a partir dos seis anos de idade. As aulas são realizadas duas vezes por semana. A Semepp oferece diversas modalidades, como aulas de futebol, natação, basquetebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, kung fu, karatê, judô, ginástica artística, atletismo. De acordo com a secretária de esporte, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, são vários pólos espalhados pelos bairros. Segundo ela, Presidente Prudente mantém uma das maiores estruturas do interior paulista na prática de esportes enquanto meio de integração social e formação da cidadania, com aulas oferecidas para crianças e adolescentes nas mais diferentes modalidades.
Somente no futebol em 2012 foram, atendidos mais de 1,2 mil alunos, com aulas nos vários campos espalhados pela periferia da cidade. “Por isso, estamos conclamamos a população para que participe desse projeto que é a menina dos olhos do nosso prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e do vice-prefeito Marcos Vinha. Todos os cursos são gratuitos e desde as crianças até os grupos da terceira idade podem participar”, ressalta Tute.
Nesta semana, os professores estarão concentrados no processo de recebimento das inscrições e confirmação da participação dos alunos. Já as aulas terão início na próxima segunda-feira (4/02). Os interessados podem procurar os professores nos locais das aulas, ou ligar na Semepp através dos telefones (18) 3222-4021 ou 3222-4125. (Colaboração Marcos Chicalé).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação